Tudo em Tec

Cabeamento Estruturado

Os servidores são o coração de uma empresa. Por eles passam todas as informações, todas as vendas e todo o banco de dados. Por isso, ele merece uma atenção especial. Nós realizamos manutenções periódicas em servidores, utilizando ferramentas com análise de melhores práticas, poupando aos nossos clientes tempo, dinheiro e, principalmente, dores de cabeça.

Em informática, um servidor é um software ou computador, com sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores, chamada de cliente.

Esses serviços podem ser de naturezas distintas, como por exemplo, arquivos e correio eletrônico.

Esta arquitetura é chamada de modelo cliente-servidor, é utilizada em redes de médio e grande porte (com muitas máquinas) e em redes onde a questão da segurança desempenha um papel de grande importância.

O termo servidor é amplamente aplicado a computadores completos, embora um servidor possa equivaler a um software ou a partes de um sistema computacional, ou até mesmo a uma máquina que não seja necessariamente um computador.

O termo servidor é amplamente aplicado a computadores completos, embora um servidor possa equivaler a um software ou a partes de um sistema computacional, ou até mesmo a uma máquina que não seja necessariamente um computador.

Os servidores podem fornecer várias funcionalidades, muitas vezes chamado de “serviços”, tais como a partilha de dados ou [de recursos do sistema] entre vários clientes, ou computação desempenho para um cliente. Um único servidor pode servir vários clientes, e um único cliente pode usar vários servidores.

Existem diversos tipos de servidores. 

Os mais conhecidos são:

Os clientes e os servidores comunicam através de protocolos, assim como dois ou mais computadores de redes.

Um computador, ocasionalmente, pode prover mais de um serviço simultaneamente. Pode existir em uma rede, um computador que atue como um servidor web e servidor de banco de dados, por exemplo; ou um computador pode atuar como servidor de arquivos, de correio eletrônico e proxy ao mesmo tempo. Computadores que atuem como um único tipo de servidor é chamado de servidor dedicado. Os servidores dedicados possuem a vantagem de atender a uma requisição de um cliente mais rapidamente.

Com exceção do servidor de banco de dados (um tipo de servidor de aplicação), os demais servidores apenas armazenam informações, ficando por conta do cliente o processamento das informações. No servidor de aplicações, os papéis se invertem, com o cliente recebendo o resultado do processamento de dados da máquina servidora.

Em uma rede heterogênea (com diversos hardwares e softwares) um cliente também pode ser um servidor e assim um servidor pode ser “cliente do cliente” tal como “servidor do servidor”. Por exemplo, uma rede tem um servidor de impressão e um de arquivos, supondo que você está no servidor de arquivos e necessita imprimir uma folha de um documento que você está escrevendo, quando você mandar imprimir a folha o serviço do servidor de impressão será utilizado, e assim a máquina que você está usando, que é o servidor de arquivos, está sendo cliente do servidor de impressão, pois está utilizando de seu serviço.

O que pensam alguns 
dos nossos clientes

“A T&T se mostrou uma grande parceira de negócios, e aliando seu conhecimento de infra e ti com seu posicionamento de mercado permitiu a rápida expansão da SOOFUS.”
Sérgio
SOOFUS Telecom
"Flexibilidade e parceria nas execuções dos projetos. Em um desafio de implementar uma infraestrutura escalável para um grande shopping, o projeto sofreu alterações em seu percurso e a T&T conseguiu nos ajudar em momentos que a rápida resposta e readequação dessa execução era primordial."
Rodrigo Leite
Top Mind
"Excelência na execução de infra, com uma estrutura muito bem definida, nos atendeu super bem, recomendo.”
Tânia
Millenium